“O Reino de Deus era a bússola dos homens no tempo”*
Escreva
um comentário sobre a frase acima estabelecendo uma relação entre ela e a
concepção cristã medieval de história elaborada por Santo Agostinho.
Em
todas as turmas do Ensino Médio do Honório Miranda, em alguma das matérias que
leciono, tivemos a oportunidade de discutir a concepção agostiniana de
epistemologia. Agora é a hora de botar a mão na massa!
Ai vai o link de onde esta frase foi tirada:
http://books.google.com.br/books?id=0RUhFWcxKegC&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PA20#v=onepage&q&f=false
Vá direto até a página 20.
ORIENTAÇÕES
1
– Turmas envolvidas: Ensino Médio do Colégio Honório Miranda
2
– Critérios de avaliação:
a. Clareza na argumentação.
b. Texto adequado com a Filosofia de
Santo Agostinho.
c. Objetividade
d. Criatividade
e. Cumprimento da norma culta da língua
portuguesa
3
– Este trabalho é bônus, ou seja, sua realização não é obrigatória.
4
– Serão escolhidos 3 textos/comentários que melhor atenderem aos critérios de
avaliação.
Estes
3 alunos receberão 2 pontos para somar, conforme desejarem, entre as provas
trimestrais de Filosofia, História e Sociologia.
5
– Caso existam trabalhos que eu julgue bons mas que não chegaram a se colocar
entre os 3 melhores, receberão também uma bonificação em forma de nota, que
será determinada posteriormente confome meus critérios.
6
– Os comentários devem ser enviados para meu email em arquivo anexo de extensão
.doc (normal do word): cadumichel@hotmail.com
7
– Além de enviar o arquivo com o texto por email, o aluno deverá postar algum
comentário resumindo sua argumentação neste post do blog.
8 - Pra quem quiser alguma referência sobre a frase, pode consultar o livro de onde ela é extraída pelo endereço: http://books.google.com.br/books?id=0RUhFWcxKegC&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false
9 - Prazo de entrega 05/08/2012, até 23:59h
9 - Prazo de entrega 05/08/2012, até 23:59h
Quando
eu estava na faculdade, elaborei praticamente o mesmo trabalho. Meu texto ficou
um tanto hermético mas mesmo assim gosto dele!
Ai
vai como um exemplo:
"O Reino de Deus é a bússola do homem no
tempo."
Pode-se dizer que na concepção cristã romana e medieval**
de história o Reino de Deus é a bússola do homem no tempo uma vez que esta
concepção de história é teleológica, ou seja: a história tem um fim (telos),
que é o Reino de Deus, anunciado quando o messias volta a terra para
"julgar os vivos e os mortos". Assim a bússola aponta para o caminho
que o ser humano deve seguir para chegar à salvação.
Segundo
Agostinho tudo e todos têm uma função, Deus traça um plano para todas as coisas
e a História é o lugar onde estas coisas acontecem. Logo, o caminho apontado
pela bússola está anunciado no mapa, e nada irá alterá-lo. Contudo o caminho a
ser percorrido escrito no mapa é ilegível ao ser humano, pois só Deus o
conhece, e o caminho já percorrido pelo ser humano representado neste mapa é de
escrita muito tosca, e ainda, o cristão não tem interesse por sua história,
para ele só interessa o futuro. O passado para o cristão tem ligação com o
pecado e o futuro com a redenção, temos assim uma idéia assimétrica entre
passado e futuro, sendo o último supervalorizado.
Desta maneira a produção histórica medieval torna-se
escassa. Os únicos escritos são hagiográficos, de certa maneira relatando o que
de bom - e divino - aconteceu no passado cheio de pecados da humanidade. Neste
sentido é que o caminho percorrido tem escrita tosca no mapa.
Partindo desses pressupostos: o teleológico que
indica uma história linear e o providencialista que indica uma
"inação" do homem no tempo, chegamos ao pressuposto universalista da
concepção cristã, onde o cristianismo é tido como religião universal.
Catequizar, levar a "Verdade" a todos os pagãos, que segundo a
religião também são filhos de Deus, é a ambição cristã. Assim não nega-se a
existência de outros povos e também não exclui-se estes da religião, fazendo a
concepção de humanidade bem como a de história cristã serem universais. A
salvação anunciada no telos não é apenas individual, mas sim, com a
cristianização do mundo, coletiva. O cristianismo torna-se então, de certa
forma uma religião imperialista.
Desinteresse pelo passado, desprezo pela razão,
inexistência de liberdade e conseqüente desvalorização da vida é o que a
concepção cristã medieval de história, sistematizada por Santo Agostinho,
logrou aos seus adeptos. O que dá o sentido a alguém percorrer o caminho do
mapa cristão, guiado pela bússola é exatamente a Salvação. A salvação faz o
cristão aceitar sua condição humana, o faz conformar-se com sua realidade e
estabiliza a visão de mundo dele. A História para o cristão medieval está muito
mais no futuro do que no passado ou presente.
* Comparação criada pelo
Historiador José Carlos Reis, no livro História & teoria: historicismo,
modernidade, temporalidade e verdade. FGV Editora, 2 ed. 2003, p 20.
** Esta concepção, segundo o
mesmo autor acima citado, dura até os séculos XIII e XIV na Europa.
Bom trabalho a todos que se
aventurarem!
Desde o início do pensamento cristão medieval, há um teocentrismo evidente. Se desenvolve a teleologia, o estudo do fim, onde o ser humano deveria passar por sacrifícios na terra para no fim receber a graça de Deus e entrar no Reino dos Céus. Ser Salvo. Ainda houve a implantação da igreja como doutrina oficial do Império Romano. Esse usou a palavra cristã para dominar outros povos....
ResponderExcluirA concepção cristã medieval desenvolvida por Santo Agostinho usava o Reino de Deus de duas formas: caminho para a salvação, e meio de dominação para o Império Romano. Porém, nem tudo o que era dito sobre esse assunto é bem como se pensa..
ResponderExcluir"A bússola seria o senso de direção, caminho a ser seguido pela humanidade através dos tempos para chegar ao Reino de Deus."
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