28 de mai de 2010

Acabando com a decoreba!



Bom, por eu ser professor de História é óbvio que amo o que faço e estudo. Para mim a História faz muito sentido e se torna prazeroso poder falar e pesquisar sobre ela.
preferem outras coisas, a História é algo chato e difícil de se entender... O que essas pessoas fazem para se dar bem? DECORAM o conteúdo! Decorar o conteúdo é uma terefa muito difícil, muito mais difícil do que realmente entender ele... (mesmo que para entender você também pecise fazer esforço). Sabendo disso vou colocar algumas dicas do professor Eustáquio Vidigal que achei no blog de outro grande professor, o Michel, para conseguirmos realmente entender um tema. Ai vai:
Como estudar história

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.

2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.

3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.

4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.

5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
Aplicação

Exemplo de aplicação deste roteiro:

a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.
b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.


Loucura ein? Espero que seja útil pra galera!
Abraço!!


CRÉDITOS:
Blog do Professor Eustáquio - http://www.eustaquiovidigal.com/?acao=textos
Blog do Professor Michel - http://www.historiadigital.org/2009/06/como-estudar-historia-primeira-parte.html

Um comentário:

  1. professor carlos que site baquana parabens
    lucas bastiani
    5°série cultura turma vespertina

    ResponderExcluir